A Arquitectura Bioclimática ou Solar Passiva é energeticamente mais eficiente, logo beneficiará a classificação da Certificação Energética pela sua minimização de necessidades de energia para climatização. Os conceitos passivos não encarecem a construção, pois trata-se de conceitos da Arquitectura tradicional como o aproveitamento do Sol, vento e água para a iluminação, aquecimento e protecção do calor dos edifícios.
Aliados a uma Arquitectura mais energeticamente eficiente, a utilização das energias renováveis e de equipamentos energéticos eficientes é mais compensadora na redução dos consumos energéticos e nas necessidades da utilização de energia primária da rede.
A Construção Sustentável engloba estes aspectos e acrescenta-lhe a durabilidade e o impacto dos materiais no nosso ambiente envolvente, durante a construção e no ciclo de vida do edifício. Como os materiais têm um ciclo de vida curto, em média 30 anos, em comparação com o ciclo de vida de um edifício, mais de 60 anos, há que se pensar na manutenção, reutilização e reciclagem dos materiais a utilizar na construção.
Share
Sem comentários:
Enviar um comentário