República Criativa
terça-feira, 16 de fevereiro de 2010
Arquitectura em Terra enquanto solução ecologicamente sustentável
Especialistas discutem a Arquitectura em Terra enquanto solução ecologicamente sustentável e património a preservar
Investigadores e profissionais reúnem-se na Universidade de Coimbra para abordar as últimas novidades da construção em terra, uma técnica milenar que pode também ser solução para os problemas ambientais da actualidade.
A procura de soluções mais sustentáveis a nível energético, numa actualidade marcada por questões ambientais, mas também a preservação do património das construções em terra e da sua memória, vão estar no centro do "6.º Seminário de Arquitectura de Terra em Portugal / 9.º Seminário Ibero-Americano de Arquitectura e Construção com Terra", que decorrerá nos dias 21 e 22 de Fevereiro, no Auditório da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Neste evento vão estar reunidos cerca de duas centenas de investigadores e profissionais oriundos de países da América Central e do Sul, dos Estados Unidos e de vários países europeus, incluindo Portugal, e ligados a áreas que vão desde a arqueologia, a arquitectura, passando pela engenharia, antropologia e história, entre outras.
Em destaque estará o papel que a construção em terra pode desempenhar na arquitectura contemporânea, tendo em conta o seu potencial em termos de eco-sustentabilidade: as matérias-primas não carecem de processos de transformação industrial, existem nos locais onde se pretende construir e de forma abundante, têm uma elevada capacidade isolante, tanto a nível térmico como acústico e são recicláveis. Além disso, diversas investigações nesta área têm tornado possível adaptar as antigas técnicas às exigências da vida moderna.
O panorama português estará também em análise, tendo em conta que Portugal é um dos países europeus com tradições na construção em terra, nomeadamente em adobe e taipa, duas das técnicas mais usadas neste tipo de arquitectura. É objectivo dar a conhecer esta realidade para alertar para a preservação deste património e da sua herança cultural.
Sítio Web http://www.esg.pt/
Etiquetas:
adobe,
Arquitectura,
construções em terra,
ecologicamente sustentável,
taipa
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário