quinta-feira, 18 de março de 2010

Sistema de Gestão de Energia

A immosolar apresenta um sistema de gestão para quem quer aquecer um edifício inteiro com energia solar e sem o recurso a combustíveis fósseis.
De acordo com a empresa, este sistema “combina a energia solar térmica e a energia geotérmica num sistema tecnicamente eficaz e imbativelmente vantajoso a longo prazo”.
“A independência absoluta das energias fósseis recorrendo a recursos renováveis, que utilizam simplesmente a energia solar, durante todo o ano — não é apenas possível em países com grande exposição solar, mas também em climas mais frios”, elucida.
O Sistema de Gestão de Energia (EMS) da Immosolar, “aposta numa conjugação inteligente de uma instalação de energia solar térmica com uma bomba de calor. Dependendo da temperatura pretendida e da necessidade energética, o Sistema de Gestão de Energia (EMS) alimenta os diferentes níveis de acumulação de energia (temperatura pretendida controlada por prioridades): consoante o edifício, estes podem ser um acumulador integrado de água quente, um acumulador geotérmico, uma piscina ou o núcleo de betão do edifício, tanto para aquecimento como para arrefecimento”.
Deste modo, o Sistema da Immosolar “permite o aproveitamento optimizado da energia solar para o aquecimento e arrefecimento de edifícios. Mesmo em dias mais frios, em que a energia solar disponível não é suficiente para aquecer o acumulador de água quente, é aproveitada a radiação difusa recebida pelos colectores solares para aquecer o acumulador geotérmico. Os colectores estão, por isso, todo o ano em funcionamento e a energia solar é aproveitada até ao último kWh”, garante a mesma fonte.
A unidade inteligente de controlo e do sistema hidráulico alimenta a bomba de calor sempre com a temperatura ideal, a partir dos colectores solares e/ou do acumulador geotérmico.
Quando a energia solar não fôr suficiente para satisfazer as necessidades energéticas, é utilizada a energia acumulada na componente geotérmica recorrendo a uma bomba de calor, explica a empresa.
“Com temperaturas no acumulador geotérmico da ordem dos 18 ºC e, consequentemente, de um pequeno diferencial de temperatura entre a fonte e a carga, a bomba de calor atinge coeficientes de desempenho (COP’s) extremamente elevados”.
A Immosolar, “com o seu conceito patenteado, abastece-se de energia solar, directamente com a bomba de calor”.





Bookmark and Share

Sem comentários:

Enviar um comentário